Notícias e informativos
2020 2019 2018 2017

FINAL DO SOLETRANDO - E. M. MARIA LUÍZA TORRES MARTINS :

Com objetivo de estimular a escrita em suas pluralidades ortográficas :

Publicação: 06 de Dezembro de 2019
Horário: 10:00
Quinta-feira dia 05/12/2019. A Língua Portuguesa é regida pela gramática , com suas regras que nos confunde pela semelhança de letras e quantidades de acentos . É papel da escola apresentar essas regras sendo necessárias atividades que estimulem o uso correto das palavras , através do estímulo à leitura . Assim , preparamos esse projeto de soletração de palavras onde de maneira divertida e competitiva o principal objetivo foi instigar o processo de escrita e suas pluralidades ortográficas . Todos os alunos receberam uma premiação por se dedicarem e participarem . Além disso , os semifinalistas receberam kits com livros e chocolates .
Os alunos vencedores foram:
3º lugar: Caio Evangelista
2º lugar: Anny Ester
1º lugar: Angélica Izaú Amaro
Os finalistas receberam jogos de presente, e a vencedora Angélica levou para casa um tablet .

CONSCIENTIZAÇÃO DESDE PEQUENOS :

Palestra sobre o trânsito com o sargento Mendes:

Publicação: 05 de Dezembro de 2019
Horário: 09:00

Segunda-feira dia 02/12/2019, na Escola Municipal Maria Luíza Torres Martins, os alunos receberam noções de trânsito, de mobilidade, de cidadania e de comportamento responsável. A segurança no trânsito não depende apenas da direção defensiva, mas de todo um conjunto de ações de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade são fundamentos básicos para a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade, sendo eles pilares que devem ser passados de geração a geração.

PARABÉNS AO ALUNO LUIZ FILIPE DO VALE :

Seleção da Escola Maria Antonieta Côrtes - EMAC:

Publicação: 25 de Novembro de 2019
Horário: 14:30

Nós, da direção da Escola Municipal Maria Luiza Torres Martins viemos por meio deste, parabenizar o aluno Luiz Filipe Gavioli do Vale pelo excelente desempenho na prova de seleção da Escola Maria Antonieta Côrtes - EMAC, do município de Além Paraíba. Nosso aluno classificou-se em primeiro lugar para uma bolsa de estudos, o que enche de orgulho todos os professores e funcionários da nossa escola. A educação é um trabalho conjunto, e cada professor, com suas habilidades, práticas e conhecimentos são ferramentas para formação dos alunos. Desta forma, em especial, saudamos as professoras Silvania Martins, Luciana Alves, Jaqueline Machado, Fernanda Furtado e Arlete Bastos, que com seu trabalho conjunto, ano após ano, formaram esse aluno exemplar que hoje nos orgulha. Parabéns a você e a sua família que sempre se mostrou presente na escola, incentivando e trabalhando junto com os professores para o seu sucesso!! Você está no caminho certo!

VISITA DOS ALUNOS DO COLÉGIO MUNICIPAL :

A Câmara de Vereadores recebe visita de alunos da Escola Municipal Maria Luiza Torres Martins:

Publicação: 11 de Novembro de 2019
Horário: 15:00

Esteve na Câmara de Vereadores na manhã de segunda-feira, 11 de novembro. Os alunos do quarto ano, da Escola Municipal Maria Luiza Torres Martins, com a professora Lara Rezende, a diretora Elza Nunes e a secretária de educação Adriana Carminate. Durante a visita, os alunos foram recepcionados presidente da Câmara Sebastião Heleno e o vereador Eduardo Zóffoli, que explicaram a função de um vereador e como os trabalhos acontecem na Casa do Povo. Entre as perguntas (formuladas pelos alunos) feitas durante a entrevista foram abordados assuntos:
Qual o dever de um vereador, as reuniões, leis e projetos. Os estudantes também demonstraram grande interesse pelo futuro do nosso município. Além de fortalecer os estudos , estão sendo preparados para serem cidadãos de bem, responsáveis, comprometidos a criticidade . Depois do bate-papo, as crianças e professoras foram recepionadas com um delicioso lanche.

ENTREGA DOS LIVROS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL :

"Em nossa rede publica de Ensino".

Publicação: 19 de Outubro de 2019
Horário: 11:36

No dia 17 de outubro, na E. Municipal de São Domingos e na E. M. Maria Luíza Torres Martins em Aventureiro e no dia 18 E. M. Alto da Conceição. Entrega dos livros para educação infantil da nossa rede pública de ensino.
Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. Ler, segundo Paulo Freire, não é caminhar sobre as letras, mas interpretar o mundo e poder lançar sua palavra sobre ele, interferir no mundo pela ação. Ler é tomar consciência. A leitura é antes de tudo uma interpretação do mundo em que se vive.

DIA DO PROFESSOR :

"Executores de Sonhos".

Publicação: 14 de Outubro de 2019
Horário: 11:36

No dia 11 de outubro, ao anoitecer de Santo Antônio de Aventureiro, aconteceu o segundo jantar em homenagem e agradecimento a todos os servidores da educação do nosso município. Organizado pela secretária de educação, Adriana Carminate, foi preparado uma noite especial para celebrar o Dia do Professor e o Dia do Servidor Público. Nesta oportunidade não podemos deixar de cumprimentar a todos pelo excelente trabalho realizado. Cada um dos profissionais com suas ferramentas e suas habilidade, representam um instrumento de transformação da sociedade. Independente da função exercida, a missão de educar é compartilhada. Não apenas educar para formar profissionais, mas educar para a vida em sociedade, ensinando gentileza, humildade, paciência e repeito, formando pessoas para a vida.

DIA DAS CRIANÇAS :

"O Trenzinho das Crianças".

Publicação: 08 de Outubro de 2019
Horário: 18:00

O dia das crianças é só no dia 12 de outubro, mas aqui na Escola Municipal São Domingos antecipamos a alegria e levamos nossos alunos para um passeio de trenzinho pelas ruas de São Domingos, todas as turmas tiveram a oportunidade de aproveitar bastante este momento, e precisamos confessar, a criançada se divertiu, dançou, tirou foto, acenou para os moradores e até bala ganharam pelo caminho.
Ser criança é aproveitar, sorrir, se divertir e entender que as responsabilidades um dia chegarão.

DESFILE CÍVICO :

07 de setembro de 1822:

Publicação: 16 de Setembro de 2019
Horário: 9:06

"No dia 07 de setembro de 1822, incitou-se no nosso país o espírito da liberdade e da conquista de uma história que seria só nossa, rica em diversidade, sob límpido céu e natureza fascinante.
A idependência do nosso país não ocorreu da noite para o dia. Também não foi obra de uma só pessoa, nem de uma só época. Foi o resultado de um esforço conjunto, de pessoas que deram suas vidas pela causa, que viram o potencial das nossas terras e nos libertaram.
Neste dia, convido vocês a refletir sobre o nosso dever de brasileiro: preservar nosso país, nossa história, nossa cultura e nosso povo. Não podemos esquecer que acima de tudo, é nosso dever zelar por ele.
Ser patriota não é ser cego aos problemas que estão em nosso redor, nem ignorar nossas dificuldades diárias como sociedade. Patriotismo é conhecer nossa história e todos os nossos desafios, e mesmo assim, encontrar motivos para se orgulhar. A Pátria sou eu, é você, somos nós, como irmãos. E a cada dia escrevemos mais um capítulo da nossa história. Pois a história não é feita só de passado. A história também tem presente. E hoje somos ele." - Trecho do discurso da secretária de educação do município de Santo Antônio do Aventureiro, Adriana Carminate. Para comemorar a data da independência do Brasil e mater viva a tradição que nos lembram todos os anos a importância de sermos brasileiros, mais uma vez, saímos marchando pelas ruas da cidade demostrando nosso respeito a bandeira verde, amarela, azul e branca. Este momento só foi possível com o apoio dos 101 alunos e 24 funcionários da Escola Municipal de São Domingos, dos 282 alunos e 31 funcionários da Escola Estadual Miranda Manso e seus alunos que integraram e nos encantaram com a Fanfarra Miranda Manso, dos 180 alunos e 24 funcionários da Escola Municipal Maria Luiza Torres Martins, os 20 alunos e 2 funcionários da Escola Municipal Alto da Conceição, dos 16 motoristas que começaram suas rotas às 05h da manhã. Nosso agradecimento aos 40 representantes do CRAS, aos 24 componentes da Fanfarra Sebastião Cerqueira e 13 componentes da Fanfarra Dalton Machado que contou com a participação de 8 integrantes do nosso município. A secretaria de educação, organizadora do desfile, estava presente com seus 4 funcionários.
Em especial, nosso agradecimento a equipe da saúde que disponibilizou para nosso evento, médicos, enfermeiros, agentes, técnicos e motoristas.
Foram distribuídas 700 garrafas de água durante o desfile. 1.600 cachorros quente feitos pelos funcionários das escolas e 180 litros de refrigerante após o momento cívico.
Que a nossa tradição continue ano, após ano e que os alunos e os munícipes compreendam a importância de um momento para celebrar e honrar a nossa bandeira!
Nos vemos no ano quem!!!

"Curso de Brigadista"

Brigada de Incêndio.

Educação - 10 de Agosto de 2019
Horário: 09:00

E. M. São Domingos :
A Secretaria Municipal de Educação ofereceu o Curso de Brigadista ( Brigada de Incêndio)
para todos os funcionários da Escola Municipal São Domingos neste sábado dia 10 de Agosto de 2019.
O Curso tem o objetivo de proporcionar conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio;
abandono de local com sinistro; além de técnicas de primeiros socorros, conforme diretrizes da Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros IT12.

"FESTA JUNINA"

Nossos Agradecimentos.

Educação - 08 de Junho de 2019
Horário: 21:00

E. M. Maria Luíza Torres Martins :
Festa Junina da Escola Municipal Maria Luíza Torres Martins.
Cada vez que nos propomos a REALIZAR algo, somos imbuídos por sentimentos de preocupação, dedicação, organização, esforço, empenho e, principalmente, união. Todos esses sentimentos dão lugar a um novo quando atingimos nosso objetivo, a GRATIDÃO.
A nossa mais recente realização: NOSSA FESTA JUNINA, realizada no dia 08/06, queremos agradecer a todos os nossos alunos pelas brilhantes apresentações; aos pais e familiares pela presença sempre tão carinhosa; aos professores e funcionários, pelo trabalho e dedicação; amigos da comunidade; pelo tempo dedicado e pelo trabalho incansável.

"Transitolândia"

A vida e o trânsito.

Educação - 31 de Maio de 2019
Horário: 16:00

Juiz de Fora :
Através da educação no trânsito poderemos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. A iniciativa tem por objetivo contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, que é o nosso bem maior. A educação no trânsito auxilia, ainda, na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito. Agradecemos a Polícia Militar de Santo Antônio do Aventureiro e a Secretária Municipal de Educação de Santo Antônio do Aventureiro por proporcionarem à visita à Transitolândia para os alunos do 4° ano e 5° ano em Juiz de Fora.

Festival de Poesia - 2019:

Semente da Terra.

Educação - 24 de Maio de 2019
Horário: 16:00

Escola Municipal São Domingos :
Como homenageado o cantor e compositor Milton Nascimento.
Pensando no nosso mais recente evento: O Festival de Poesia, realizado no dia 24/05 nós da Escola Municipal São Domingos viemos manifestar toda a nossa GRATIDÃO a todos os nossos alunos pelas brilhantes apresentações; aos pais, familiares e amigos da comunidade pela presença sempre tão carinhosa; aos professores e funcionários, pelo trabalho incansável, dedicação e por abraçarem esse projeto tão importante para nossa comunidade escolar. Agradecemos também a Secretária Municipal de Educação Adriana Carminate Almeida Furtado pelo apoio.

Programa Saúde na Escola:

Projeto de Triagem.

Educação - 16 de Abril de 2019
Horário: 15:41

Escola Municipal São Domingos :
No dia 16 de abril foi o dia da nossa Escola Municipal São domingos receber a nossa Equipe para projeto de triagem do Programa Saúde na Escola. Aproveitamos o dia e atendemos os 2 turma na parte da manhã e duas turmas no período da tarde.
Foram realizadas as seguintes ações: a Identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação, Saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração, Acompanhamento do peso e estado nutricional dos escolares e distribuição do Kits der higiene dental.
Alexandre Elmais Pablo Silvestri Carol Svoboda Raquel Alves

Mostra Cultural - A arte Circense:

Circo Encantado.

Educação - 05 de Abril de 2019
Horário: 15:41

Escola Municipal São Domingos :
A Escola Municipal São Domingos agradece a cada um de vocês pelo esforço e dedicação que colocaram na realização de mais um evento.
Obrigada, alunos! Obrigada, equipe! Obrigada, secretária de educação Adriana Carminate ! Obrigada pais! Obrigada, ex- alunos! Obrigada, comunidade!
Vocês são a prova de que o sucesso se alcança através do esforço, determinação e dedicação, permitindo assim que os projetos sejam realizados.
Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado.

A escola realiza seu maior objetivo:

Ação planejada e refletida.

Educação - 22 de Março de 2019
Horário: 18:00

Escola Municipal São Domingos :
Por meio de uma ação planejada e refletida do professor no dia-a-dia da sala de aula, a escola realiza seu maior objetivo:
FAZER COM QUE OS ALUNOS APRENDAM E ADQUIRAM O DESEJO DE APRENDER CADA VEZ MAIS E COM AUTONOMIA.

Aqui estão algumas atividades desenvolvidas pelos professores do 2º ano, 3º ano e 4º ano.

Palestra - Educação se faz com o ❤! :

Parceria com o grupo Delage :

Educação - 4 de fevereiro DE 2019
Horário: 14:33

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." Leonardo da Vinci
Os professores do município começaram o ano letivo com duas oficinas muito interessantes realizadas em parceria com o grupo Delage, especializado em treinamentos para a Educação.
As palestras foram ministradas pela Doutora Mylene Santiago, Doutora em Educação, e pelo Professor Sergio de Carvalho, Neuropsicopedagogo, voltadas para a busca das melhores formas de melhorar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Educação se faz com o ❤!