Notícias e informativos
2022 2021

1º MIX ESPORTIVO :

Final do 1° Mix Esportivo

Publicação: 22 de Abril de 2021
Horário: 20:24

Chegou ao final o 1° Mix Esportivo realizado pela Secretaria Municipal de Esporte , Turismo e Lazer de Santo Antônio do Aventureiro.

Evento este que contou com 4 modalidades:
Sinuca , Dama , Basquete e cobranças de pênaltis.

8 cidades participantes:
( Bicas , Rio Novo , Maripá de Minas , Recreio , Argirita , Mar de Espanha , Guarani e Santo Antônio do Aventureiro )

que totalizaram no final o número de 72 atletas participantes.
Gostaríamos de agradecer à todos os envolvidos pelo apoio e adesão.
Segue os resultados finais e seus respectivos campeões e vice de cada modalidade

Minuto do Esporte :

Turismo e Lazer no programa esportivo realizado pela Rádio Sabiá 104.9 FM da cidade de Maripá

Publicação: 29 de Março de 2021
Horário: 20:24

Hoje pela manhã (29 de Março de 2021 )
O Secretário Municipal de Esporte , Turismo e Lazer Vagner Adão Souza Ferreira participou do programa esportivo " Minuto do Esporte " realizado pela Rádio Sabiá 104.9 FM da cidade de Maripá onde pode falar sobre projetos esportivos , futuros circuitos a serem realizados de forma conjunta entra as cidades vizinhas e quais ações estão e podem ser tomadas neste período de pandemia.
O programa foi conduzido pelos radialistas Sebastian Souza e Toninho Pinheiro.

19 DE MARÇO - DIA DO ARTESÃO

Arte é fazer o melhor com as próprias mãos

Publicação: 19 de Março de 2021
Horário: 12:20

A diversidade de Minas Gerais está espelhada também na riqueza de seu artesanato, trabalhado em pedra, barro, madeira, prata, estanho e fibra trançada. Conhecer esse talento regional é fazer uma viagem pelos caminhos das Minas e das Gerais.
O artesanato em cerâmica, de origem indígena e desenvolvido especialmente nos vales do Jequitinhonha e São Francisco, é dos mais difundidos da produção mineira. Os ceramistas, geralmente, produzem objetos utilitários ou representativos, como potes, panelas, vasos, cachimbos e imagens.
O trabalho em pedra-sabão predomina em Ouro Preto, Congonhas, Mariana e Serro e também se concentra em objetos utilitários ou figurativos. Já o artesanato em madeira é produzido em regiões diversas do Estado, sendo as peças mais comuns as imagens de santos ou personagens históricas.
Os bordados, os trançados em talas, bambu e fibras têxteis, os crochês e tricô e o trabalho em couro estão espalhados por várias partes de Minas Gerais. Também não podem ser esquecidas as obras artesanais em funilaria, tecelagem e em prata; as peças em cobre, folha de flandres e outros metais, em Ouro Preto e Viçosa; ou as que são produzidas em estanho (São João Del Rei) e em prata (nas cidades de Tiradentes, Serro e Diamantina).
Já em nosso município de Santo Antônio do Aventureiro conta também com variedades de artesanato produzidos na região, como bolsas de crochês, pinturas em cerâmicas, bordados, couro, fabricação de queijos, doces etc.

SMELT - TURISMO

Secretários municipais aventureirenses se reúnem com Mobilizadora do SENAR-MG

Publicação: 11 de Março de 2021
Horário: 12:20

Foi realizado na manhã de hoje (quinta-feira/11), na sede da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro, uma importante reunião entre a Mobilizadora do SENAR-MG pelo Sindicato Rural daquele município, Terezinha Garcia Rodrigues, e os secretários municipais Guilherme Sydio (Chefe de Gabinete) e Vagner Adão (Esportes, Turismo e Lazer).
No encontro, onde foram tratados vários assuntos de grande interesse para a comunidade aventureirense, foi firmado uma parceria com a instituição mineira no sentido de desenvolver o Turismo Rural no município aventureirense, onde destacam-se as belezas de sua montanhas e cachoeiras, as fazendas históricas, a culinária e a fabricação de queijos e doces artesanais, bem como o belíssimo casaria do século XIX existente na sede do município, aliás muito bem preservados.

FESTIVAL TREM BAO DE MINAS :

" Circuito Regional de Gastronomia e Cultura" .

Publicação: 04 de Março de 2021
Horário: 18:00

Atenção Comerciantes:

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro, por intérmedio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, informa a todos os donos de Bares, Restaurantes, Padarias, Lanchonetes e estabelecimentos do gênero, que estão abertas as inscrições para o FESTIVAL TREM BÃO DE MINAS: CIRCUITO REGIONAL DE GASTRONOMIA E CULTURA, do Circuito Serras e Cachoeiras. Os interessados em participar da seleção deverão fazer inscrição prévia e gratuita do dia 01 de março a 31 de março de 2021, pelo email: serraecachoeirastur@hotmail.com É uma grande oportunidade de elevar o seu produto culinário local a um patamar regional, valorizando seu dotes culinários.
Não perca essa oportunidade.
Informações:
https://www.circuitoserrasecachoeiras.tur.br/concursos/

𝕊𝕄ℂ𝔼𝕋 𝕕𝕖 𝕃𝕖𝕠𝕡𝕠𝕝𝕕𝕚𝕟𝕒:

𝟏° 𝑹𝒐𝒅𝒂𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝑷𝒍𝒂𝒏𝒆𝒋𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝑬𝒔𝒑𝒐𝒓𝒕𝒊𝒗𝒐 𝟐𝟎𝟐𝟏.

Publicação: 26 de Fevereiro de 2021
Horário: 14:00

Nesta Sexta-feira [ 𝟐𝟔/𝟎𝟐/𝟐𝟏 ] o Secretário Municipal de Esporte , Turismo e Lazer de Santo Antônio do Aventureiro o Sr 𝑽𝒂𝒈𝒏𝒆𝒓 𝑨𝒅ã𝒐 𝑺𝒐𝒖𝒛𝒂 𝑭𝒆𝒓𝒓𝒆𝒊𝒓𝒂 participou da 𝟏° 𝑹𝒐𝒅𝒂𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝑷𝒍𝒂𝒏𝒆𝒋𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝑬𝒔𝒑𝒐𝒓𝒕𝒊𝒗𝒐 𝟐𝟎𝟐𝟏.
O evento foi realizado na cidade de 𝑳𝒆𝒐𝒑𝒐𝒍𝒅𝒊𝒏𝒂 e organizado pelo responsável pela 𝕊𝕖𝕔𝕣𝕖𝕥𝕒𝕣𝕚𝕒 𝕄𝕦𝕟𝕚𝕔𝕚𝕡𝕒𝕝 𝕕𝕖 ℂ𝕦𝕝𝕥𝕦𝕣𝕒 , 𝔼𝕤𝕡𝕠𝕣𝕥𝕖 𝕖 𝕋𝕦𝕣𝕚𝕤𝕞𝕠 da referida cidade o jovem promissor 𝑽𝒊𝒄𝒕𝒐𝒓 𝑮𝒖𝒊𝒍𝒉𝒆𝒓𝒎𝒆.
Na oportunidade foram debatidos alguns temas dentre eles em especial a Importância da Captação de recursos através do 𝑰𝑪𝑴𝑺 Esportivo .
𝑈𝑚 𝑑𝑖𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑒 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑖𝑣𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 .

𝟙° 𝕄𝕚𝕩 𝔼𝕤𝕡𝕠𝕣𝕥𝕚𝕧𝕠 𝕍𝕚𝕣𝕥𝕦𝕒𝕝 :

" Inscrições até o dia 03 de Março " .

Publicação: 23 de Fevereiro de 2021
Horário: 18:00

𝕍𝕖𝕞 𝕒í 𝕠 𝟙° 𝕄𝕚𝕩 𝔼𝕤𝕡𝕠𝕣𝕥𝕚𝕧𝕠 𝕍𝕚𝕣𝕥𝕦𝕒𝕝 𝕕𝕖 𝕊𝕒𝕟𝕥𝕠 𝔸𝕟𝕥ô𝕟𝕚𝕠 𝕕𝕠 𝔸𝕧𝕖𝕟𝕥𝕦𝕣𝕖𝕚𝕣𝕠.
Participem e apoie esta idéia.
𝗥𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮çã𝗼 :
SMETL ( Secretaria Municipal de Esporte , Turismo e Lazer de Santo Antônio do Aventureiro ).

# Usem máscaras .

1° Encontro de Gestores Municipais do Esporte 2021 :

importância de Captação de Recursos - ICMS:

Publicação: 14 de Fevereiro de 2021
Horário: 20:24

Hoje ( 15/02/21 ) foi realizado em nosso Município ( Santo Antônio do Aventureiro ) o 1° Encontro de Gestores Municipais do Esporte 2021 , onde estiveram presentes representantes de 15 cidades ( Santo Antônio do Aventureiro , Recreio , Além Paraíba , Leopoldina , Santana de Cataguases , Pequeri , Rio Novo , Maripá de Minas , Bicas , Argirita , Rochedo de Minas , Mar de Espanha , São João Nepomuceno , Simão Pereira e Senador Côrtes ).
O Exmo Senhor Prefeito Municipal Amaury de Sá Ferreira fez a abertura do evento que tinha como foco passar aos presentes a importância de Captação de Recursos através de ICMS esportivo e a união e realização de eventos conjuntos entre as cidades. O Secretário de Esportes Turismo e Lazer de Santo Antônio do Aventureiro Vagner Adão Souza Ferreira após agradecer a presença de todos passou a palavra ao palestrante Juliano Mariano de Oliveira especialista na Captação de ICMS esportivo . Importante ressaltar as presencas dos secretarios de educação , Saúde e Assistencia Social e o exmo Senhor presidente da Camara Municipal Afonso Cavalheiro. Ao fim foram entregues os certificados aos participantes onde ficou claro que a partir desta ação embrionária ações conjuntas são necessárias para o fomento do Esporte regional. Todos os procolos e cuidados exigidos para a segurança dos participantes com relação a prevenção ao Covid-19 foram devidamente aplicados no evento que tem autorização a Secretaria Municipal de Saúde e órgãos competentes.

SEMELT DE ARGIRITA :

2° torneio de tênis de mesa :

Publicação: 14 de Fevereiro de 2021
Horário: 20:24

Hoje foi dia de prestigiarmos o 2° torneio de tênis de mesa da cidade de Argirita organizado pela SEMELT que tem como titular da pasta o competentissimo Secretário Willian Ramos . Agradecer aos atletas Alexandre Gomes do Couto ( Alê ) e Claudecir Custódio Fernandes ( Bidê ) por participarem e representarem nosso Município. O Secretário de Esportes Turismo e Lazer de nosso Município Vagner Adão também esteve presente no evento .

SMELT de Aventureiro :

Retomada do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras :

Publicação: 12 de Fevereiro de 2021
Horário: 13:00

Retomada na data de hoje (12/02/2021), a participação do município de Santo Antônio do Aventureiro no Circuito Turístico Serras e Cachoeiras. Estiveram presentes, o exmo. Sr. Prefeito Amaury de Sá Ferreira, o Presidente do Circuito Sr. Alex Andrade Anzolin (Prefeito de Argirita), o Sr. Vagner Adão Souza Ferreira Secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer de Santo Antônio do Aventureiro, o Sr. Guilherme Madeira Sydio (Chefe de Gabinete do Prefeito de Santo Antônio do Aventureiro), o Sr. Osório de Carvalho (Secretário de Administração de Argirita) e o Sr. André Martins Borges (ICMS Turístico do município de Santo Antônio do Aventureiro). Na oportunidade foi assinado o Termo Associativo do município com o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, importante instrumento para as políticas públicas de turismo do Estado de Minas Gerais e do Governo Federal.

SMELT de Aventureiro :

" 1º Encontro de Gestores Municipais de Esportes : "

Publicação: 05 de Janeiro de 2021
Horário: 11:46

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro, através de sua Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, estará realizando no dia 15 de fevereiro, o 1º Encontro de Gestores Municipais de Esportes da Região. O evento já tem confirmada a participação de vários gestores municipais esportivos de várias cidades. Além do município sede estão:
Além Paraíba, Leopoldina, Santana de Cataguases, Recreio, Pequiri Bicas, Simão Pereira, Maripá de Minas, Rochedo, Mar de Espanha, São João Nepomuceno e Senador Côrtes, e o evento será realizado nas dependências da Escola Municipal “Maria Luíza Torres Martins”, localizada na sede do município aventureirense, a partir das 08h30min.
Segundo o titular da Pasta de Esportes Aventureirense, Vagner Adão Souza Ferreira, o evento contará com palestra que versará sobre a captação de recursos do ICMS Esportivo e, na oportunidade, planeja-se promover a elaboração de projetos em conjunto com os municípios participante a serem encaminhados à Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais.
Todos os protocolos de prevenção ao Covid-19 serão respeitados, tais como:

limite de participantes e respectivo distanciamento, aferição de temperatura na entrada, uso de álcool gel e máscaras de proteção, etc

SMELT em Argirita :

" A convite do Secretário Municipal de Esportes , Lazer e Turismo de Argirita " .

Publicação: 18 de Janeiro de 2021
Horário: 16:30

Hoje a convite do Secretário Municipal de Esportes , Lazer e Turismo de Argirita o meu amigo William Ramos , nos reunimos com o Presidente da Federação Mineira de Atletismo o Sr Gustavo para discutirmos a possibilidade de uma parceria com a entidade no intuito de impulsionarmos a prática de diversas modalidades esportivas em nossos municípios , ação esta que pretendemos fazê-la de forma conjunta e unificada , com criação de circuitos , também estiveram presentes na reuniao o Secretário de Educação de Argirita o Professor Helson , o Secretário de Administração o Sr Ozorin , o atleta Salvador Nilo que reside no município de Santo Antônio do Aventureiro e passará a nos representar nas competições de nossa região e o excelentíssimo Prefeito Municipal de Argirita o Senhor Alex Anzolin que nos recebeu super bem e sempre muito atencioso e muito participativo.

Potencialização do turismo em nossa cidade :

" Circuito Turístico Serras e Cachoeiras " .

Publicação: 15 de Janeiro de 2021
Horário: 16:30

Hoje foi dia de recebermos em nosso Município a Responsável pelo Circuito Turístico Serras e Cachoeiras a senhora Ana Maria Garcia do Carmo Carminate , onde na oportunidade foram discutidos alguns assuntos referentes a potencialização do turismo em nossa cidade , mas a verdade é que o assunto principal da reunião foi a inclusão do município no Circuito , tendo em vista que não fazemos parte do mesmo onde fora deixado pela gestão anterior uma dívida de dois anos , temos certeza que chegaremos a um consenso e que nosso Município voltará a fazer parte deste circuito e podendo assim capitar recursos para a potencialização do turismo em nossa cidade.
Estiveram presentes na reunião o excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Amaury de Sá Ferreira e o diretor do Museu de Historia e Ciências Naturais , o Senhor André Martins Borges .

Gleydson Percegoni e Rafael Pires :

Troca de idéias o Professor de Educação Física .

Publicação: 14 de Janeiro de 2021
Horário: 13:54

Hoje foi dia de recebermos em nosso Município para uma reunião e troca de idéias o Professor de Educação Física da prefeitura de Além Paraíba e do Estado do Rio de Janeiro e também Coordenador e Professor da Fundação Educacional de Além Paraíba Gleydson Percegoni , onde na oportunidade cogitamos a possibilidade de futuras parcerias. Também estiveram presentes nesta reunião o Professor Rafael Pires e o Chefe de Gabinete Guilherme Madeira Sydio . Ressaltando que sempre respeitando os protocolos de distanciamento , higienização e uso de máscaras.

Hoje foi dia de visitarmos a cidade de Recreio :

onde fomos super bem recebidos pelo Secretário de Esporte .

Publicação: 12 de Janeiro de 2021
Horário: 08:34

Hoje foi dia de visitarmos a cidade de Recreio onde fomos super bem recebidos pelo Secretário de Esporte e da cidade Merica Ferreira e pelo Vice-prefeito Léo Medeiros , onde na oportunidade também estavam presentes o Secretário de esportes de Santana de Cataguases nosso amigo João Marques da Silva e o Secretário de esportes , lazer e Turismo de Argirita William Ramos . Uma manhã muito proveitosa onde tratamos de diversos assuntos mas o mais importante foi ver que todos os presentes entendem que precisamos unir forças e trocar conhecimentos para fazermos com que o esporte aconteça em nossa região e como consequência aconteça em nossas cidades , entendemos que juntos conseguiremos obter resultados positivos . Todos sabemos do momento difícil que passamos com esta Pandemia , mas também sabemos que juntos conseguiremos vencer esta batalha , com responsabilidade e pensando sempre no próximo tudo acabará da melhor forma possível.

Ssoccer Esportes e entretenimento e JFsoccer :

possibilidade de implantarmos em nosso Município um projeto Sócio Esportivo.

Publicação: 08 de Janeiro de 2021
Horário: 21:34

Hoje foi dia de recebermos na sede da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Aventureiro , os representantes da Ssoccer Esportes e entretenimento e JFsoccer ( Serginho , Jouber e Schultz ) , onde na oportunidade tratamos de assuntos diversos e tendo como pauta principal possibilidade de implantarmos em nosso Município um projeto Sócio Esportivo que propiciará benefícios diversos a nossos munícipes . Na oportunidade também estiveram presentes o Exmo Senhor Prefeito Amaury de Sá Ferreira , o Chefe de Gabinete Guilherme Madeira Sydio e o adolescente e promissor atleta Miguel Osório.